Se você ainda não possui uma parafusadeira elétrica, provavelmente esta ferramenta está na sua lista de compras. Afinal, com uma dessas, a rotina de trabalho ou mesmo aqueles reparos e instalações domésticas eventuais se tornam muito mais simples, práticos e funcionais, poupando tempo e esforço.
Antes de conhecer mais sobre esta ferramenta elétrica, aproveite para conhecer o site do Palácio das Ferramentas e encontrar não só a parafusadeira elétrica ideal, mas uma série de produtos, ferramentas e utensílios, como a esmerilhadeira elétrica.
A princípio, furadeira e parafusadeira elétrica são ferramentas diferentes. No entanto, atualmente, é bastante comum encontrar as duas funções em uma única ferramenta, o que é realmente interessante.
Antes de escolher a sua parafusadeira elétrica, essa é a primeira coisa a se observar: ela é apenas uma parafusadeira ou também uma furadeira? Mas as dicas para acertar na escolha vão muito além de apenas essa. A seguir, conheça alguns aspectos importantes a serem analisados ao optar por uma parafusadeira elétrica.
Medida em Watts (W), quanto maior o valor, mais potência a sua parafusadeira com fio terá.
Medido por Newton-Metro (Nm), o torque determina a rotação da parafusadeira. Parafusadeiras para uso doméstico costumam ter torque mais baixo, enquanto as parafusadeiras de impacto contam com números maiores – ao menos 30 Nm, podendo chegar a 50 Nm.
Uma boa parafusadeira com fio também é anatômica. Um exemplo é o seu grip, parte na qual se segura a ferramenta, que deve ser, ao mesmo tempo, firme e confortável, para evitar lesões e cansaço durante a execução dos trabalhos.
É comum encontrar parafusadeiras com uma luz de LED que funciona quando o gatilho é acionado. Pode parecer apenas um detalhe extra, mas a iluminação faz toda a diferença para trabalhar em locais pouco iluminados e te orientar no encaixe adequado.
Outras funcionalidades também podem estar presentes em uma parafusadeira elétrica com fio. É o caso do mecanismo de trava, que possibilita a realização de giro manual quando necessário, e do giro-reverso. Essa função é muito importante, pois garante que você consiga desparafusar objetos.
Há um debate sobre qual seria o melhor modelo entre os dois. O fato é que ambos contam com vantagens e desvantagens, o que torna a decisão por um ou por outro bastante pessoal. Por exemplo, enquanto as parafusadeiras à bateria contam com mais mobilidade, elas também são mais caras e há a constante preocupação com o nível de carga da bateria, que pode interromper o trabalho.
Por outro lado, uma parafusadeira elétrica com fio possui menos versatilidade, pois depende de uma tomada para operar. No entanto, elas são mais baratas e não correm o risco de descarregar.
Agora que você conhece mais sobre as parafusadeiras elétricas, ficou fácil escolher a sua. No site do Palácio das Ferramentas, você encontra uma vasta seleção de parafusadeiras e furadeiras elétricas das melhores marcas do mercado.